Encontre mensagens mais antigas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

As Minhas Leituras - UM Vol. 9 - X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Li nos últimos dias uma das mais obrigatórias sagas nos comics de super-heróis de sempre. É ela Dias de um Futuro Esquecido de Chris Claremont e John Byrne e que é uma sequela direta a uma das minhas histórias preferidas de sempre do género: A Saga da Fénix Negra.
Mas para meu gosto, a Levoir decidiu incluir neste volume mais do que os dois capítulos que constituem a história principal. Inclui todas as revistas dos X-Men desde o último capítulo da Saga da Fénix Negra (que se pode encontrar na primeira coleção (na segunda metade) dedicada à Marvel da Levoir) até ao fim da primeira história a solo de Kitty Pryde. Tenho de dizer que a princípio fiquei descontente pois preferia spin-offs de Dias de um Futuro Esquecido em vez de histórias com poucas ligações com a principal mas logo fiquei bastante contente por nas duas coleções ter mais de um ano da série americana Uncanny X-Men (do número 129 ao número 143 e duas revistas spin-off, uma em cada volume) tudo traduzido para português e em excelentes edições de capa dura.
E olhando para o livro como um todo, posso facilmente dizer que Claremont e Byrne fizeram uma das melhores duplas da banda desenhada de sempre. Temos temas variados, excelente desenvolvimento das personagens, histórias que ficaram para a história e arcos muito à frente do seu tempo.
Resumindo, esta história de ficção científica distópica pré-Blade Runner é excelente e uma da melhores de sempre assim como as outras que a acompanham neste volume. Acho que só falham na parte de passar uma mensagem: ao contrário d' A Saga da Fénix Negra, este livro tem pouco valor emocional e, tirando a simpatia que a maior parte dos leitores tem pela jovem Kitty Pryde, grande parte das histórias comoventes e a identificação dos fãs para com as personagens fica de lado. Para alguém que gosta bastante do arco de histórias anterior ao deste tomo, este ponto é extremamente negativo visto que o ponto central dessa saga é toda a humanidade de Jean Grey comparada com os seus poderes divinais.
Concluindo, esta é uma das melhores histórias deste volume tendo sido adaptada várias vezes incluindo na mais recente "fatia" da franquia de filmes inspirada nos heróis da banda desenhada.
Aconselho vivamente!
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido - 90/100

  • Pouca emoção;
  • À frente do seu tempo;
  • Histórias incríveis;
  • Ponto de partida para um universo alternativo riquíssimo;
  • Dupla de autores marcante.

Sem comentários:

Enviar um comentário