Encontre mensagens mais antigas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Review - Neon Genesis Evangelion

Aviso de Spoiler - O texto abaixo pode conter spoilers que podem arruinar a experiência de visualização da série.
Mais um anime que acabei e tenho que dizer que a minha opinião variou muito ao longo de Evangelion. Esta análise não vai ter os detalhes da ficha técnica nem nada e vai ser, na sua maioria, uma opinião pessoal nada profissional.
Os primeiros episódios eram bons, nada de surpreendente mas a partir do episódio 5, salvo erro, o anime torna-se muito bom, principalmente devido às personagens e às suas relações e aparenta ser um daqueles livros com bastantes personagens e uma pequena história para cada uma que acabam por ter uma ligação pequena e quase esquecida. Isto estava a levar o anime para o topo da minha lista de favoritos. Infelizmente, mais ou menos no episódio 15, isto mudou e o anime seguiu um rumo que eu odiei. Agora era muito filosófico (e com pouca qualidade neste campo sendo apenas mais uns pensamentos existencialistas sem grandes características) e as personagens tornavam-se desinteressantes. Isto acabou por me fazer perder a vontade de ver o anime mas fui até ao final. E foi doloroso. Do episódio 20 ao 24 há basicamente pensamentos que não têm um objetivo senão o de Shinji (a personagem principal) conhecer-se a si próprio com inclusão de personagens (como o Angel, a 5ª criança) que não importam para a história. O final sobe um pouco o nível mas irrita pois os ensaios continuam e o último episódio e meio só tem uma pergunta que não leva a lado nenhum. O final desaponta até porque parece que foi feito à pressa com Toji sem importância como piloto, mistérios à volta da 5ª criança e de Rei ou conversas depressivas repetitivas a estragarem o final. Acho que apenas é um anime realmente bom a olharmos para trás e a lembrar-no-nos dos verdadeiramente bons episódios e deixando de lado os últimos episódios.
Dou-lhe, portanto, um 8/10, sistema de pontuação que apenas vou atribuir a animes pois já o uso na Myanilmelist. Apesar de ter alguns pontos negativos, a experiência como um todo é bastante boa e o estatuto de clássico, a animação, os episódios verdadeiramente bons, a banda sonora e tanto a abertura como o encerramento fazem ficar com esta pontuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário