Encontre mensagens mais antigas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Review - Higurashi No Naku Koro Ni

Gosto bastante de ver certos vídeos sobre hobbies meus: vejo de banda desenhada, de videojogos, de filmes e, claro, de animes. E um dos mais conhecidos youtubers neste género é GRArkada que tem um canal direcionado a análises de diferentes séries do anime. E por suas recomendações, dei comigo a ver o fabulosos Steins;Gate, ou o excelente Neon Genesis Evangelion. E já que nenhuma das suas sugestões me tinha desagradado no passado, decidi uma série adorada por parte do youtuber: Higurasi no Naku Koro ni (Tradução livre: Quando as cigarras choram).
E agora, faço a análise deste anime mas apenas da primeira temporada, de apenas 26 episódios.
Começo por dizer que não fiquei fã da série. Supostamente, é uma lufada de ar fresco na cara dos fãs de anime de terror. E o anime começa de uma maneira extraordinária, com tanto suspense quanto uma história policial à Conan Doyle com um toque do horror do desmembramento e tortura de Romero. Mas tudo se perde quando, no episódio cinco, todas as personagens mortas ficam vivas e agem como se nada se tivesse passado e voltando à semana do festival (data em que ocorrem mortes como numa maldição). E, apesar de eu achar uma ideia má por não evoluir personagens e pela repetição de cenas frequente, a verdade eu que também achava que conseguia dar uma sensação de que a personagem principal da série era o espectador: ele é a pessoa que viu todas as provas em todos os "multiversos" de cada arco e é ele que consegue ir adicionando e retirando aspetos para se descobrir toda a verdade sobre a maldição.
Mas apesar da ideia boa, o seu manuseamento não foi tão bom assim: a série começa a ser maçadora devido a todas as repetições e por vezes previsível. Temos também que destacar que a série não acaba e teve uma sequela, Higurashi no Naku Koro Ni Kai de 24 episódios que saiu um ano depois, em 2007.
Na parte das personagens, vou admitir que realmente estão bem construídas mostrando que uma criança supostamente fofa pode ser uma das maiores assassinas da série. Há também o já mencionado mau desenvolvimento destas e apenas pequenos pormenores são mostrados sobre o passado das mesmas. E mesmo nos arcos que são feitos unicamente para isso acabam por acrescentar novas personagens que, pelo menos nesta primeira temporada não tem importância em nenhum dos "multiversos".
Na parte extra, que inclui banda sonora e visuais, a série é de extremos: a banda sonora é mesmo muito boa e tem uma abertura que consegue mostrar o clima proporcionado pela série de uma maneira que poucas aberturas conseguem. Infelizmente, a parte visual desaponta com desenhos (especialmente nas caras) um pouco toscos e com uma animação nada agradável. Isto a acrescentar ao facto de que já tem oito anos e que para pessoas que só vêm animes com boa parte gráfica vai ser complicado. Nada que não se resolva com uma boa história. Mas há que dar mérito à animação nas transformações das personagens de miúdas inocentes a jogarem cartas a assassinas que prendem irmãs gémeas e pregam os dedos dos amigos.
Por último, tenho de dizer que gostei mas fiquei um pouco desapontado (devido aos maravilhosos quatro primeiros episódios, não às opiniões de outras pessoas) e achei maçador devido à repetição de muitas cenas na história e às fracas personagens. Mesmo assim fica a recomendação pois vi que é muito versátil e acho que devem dar as vossas próprias opiniões sem ser sob influência de ninguém.
História - 2.5 (em 4)
Personagens - 1 (em 2)
Extras - 0.5 (em 1)
Valor Pessoal - 2 (em 3)
Nota Final - 6 em 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário