Encontre mensagens mais antigas

sábado, 9 de agosto de 2014

Review - Guardiões da Galáxia

Como se calhar repararam, estive fora do Marvel Cinematc Universe (um universo criado a que pertencem filmes como Os Vingadores ou os do Homem de Ferro e algumas séries de televisão como Avengers Assemble) porque os filmes estão a tornar-se demasiados repetitivos e muito fracos. Isto deve-se ao facto de a Marvel se ter tornado mais mainstream e, portanto, os filmes são feitos para agradar ao público em geral e não aos fãs de banda desenhada.
Mas depois de ter lido e ouvido umas coisas na Internet, decidi ir ver Guardiões da Galáxia, o mais recente filme do estúdio da Marvel e que estreou na passada quinta-feira em Portugal. E odiei o filme. Sim, achei o filme muito mas muito mau, ao contrário da opinião de 90% das pessoas na Internet. Só para verem, o filme tem 8.8 no Internet Movie Database e está a menos de um ponto de O Padrinho. Eu já sou contra o X-Men: Dias de um Futuro Esquecido ter um rating de oito ponto alguma coisa e adoro o filme portanto este este filme estar tão alto enfurece-me. E mesmo pessoas que têm normalmente os mesmos gostos e opiniões que eu estão a dizer que adoraram o filme. Infelizmente, eu odeio-o.
Mas não posso simplesmente dizer por que é que odeio uma coisa. Portanto vou nomear algumas razões. Uma das principais é ser uma adaptação terrível. Se leram uma das últimas As Minhas Leituras, sabem que eu adoro Guardiões da Galáxia - Legado, a banda desenhada que forneceu as bases para este filme. Mas nem o argumento nem as personagens estão minimamente parecidas. As únicas que eu aceitava são o Groot e o Rocket Racoon mas o Senhor das Estrelas (de quem até gosto no filme), a Gamora, o Drax e até mesmo personagens secundárias como Yondu estão muito diferentes das personagens das bandas desenhadas.
Outra coisa que me chateia (e vem aí um spoiler) é o final: como é que se derrota um Kree com uma das Pedras do Infinito? Com o poder da amizade. Nesta parte só me lembrava de Digimon (fim do spoiler).
E outro aspeto horrível é o Ronan que não tem nada de distintivo. Sim, Peter Quill é muito cliché (é um Han Solo, Malcom Reynolds e Spike Spiegel, basicamente) mas Ronan tem as falas, as ambições e os movimentos clássicos de um vilão cliché. E isto para não falar da maquilhagem! Nas bd's, a cara de Ronan apresenta traços finos e simétricos mas aqui parece que está a fazer cosplay de um guaxinim!
Mais uma razão para não gostar deste filme é o facto de ter muito fan-service com imensas menções a personagens do Universo Marvel. E o problema é que dizem que é uma carta de amor aos fãs. Mas não é! Carta de amor era Os Vingadores. E eu até estava disposto a aceitar isto se os nerds tivessem aceite X-Men 3 um bom filme. E puseram Benicio del Toro só a fazer de Coleccionador (também nada fiel às bd's) durante dois minutos. Benicio del Toro é um ator que não deve fazer de uma personagem mal representada nos cinemas durante uns minutos! Ele é um ator vencedor de vários prémios! Ele apareceu em Traffic!
Ainda mais uma crítica: o Youndu! Não tem nada a ver com a banda desenhada e de um momento para o outro decide passar de mercenário para herói. E já que estamos a falar de mudanças incoerentes, podemos falar do Senhor das Estrelas. Primeiro luta contra miúdos por terem morto uma rã e na cena seguinte (apesar do salto no tempo) está a chutar ratazanas espaciais e a usar uma como microfone. E apenas mais uma mudança:  (spoiler) Groot passa mais de uma hora e meia a dizer as mesmas palavras mas depois, no seu (quase) leito de morte, aprende mais uma palavra! (fim do spoiler)
E quase no final das críticas, expliquem-me como é que o Groot renasceu através de um pau do seu corpo. E será que dos outros nasceram outros Groots? Ou será que só podia renascer através do único pau em que Rocket pegou?
Por último (e com spoiler) temos a cena pós-créditos que é basicamente o Coleccionador a levantar-se e ao seu lado estão Cosmo (que aparece na bd e esperava que aparecesse no filme) e Howard the Duck e que espero que não tenha um filme próprio nem um reboot do de 86 (fim do spoiler)
Bom, depois e todos estes erros, odiei o filme e perdi toda a fé no Marvel Cinematic Universe e penso que no único que irei ver será Avengers: Age of Ultron porque é do Joss Whedon e porque sou um grande fã da equipa. Se querem mesmo a minha recomendação: não gastem tempo ou dinheiro a ver o filme pois é horrível e um dos piores filmes que vi!
Além disso, em grande parte das reviews, no final darei sempre uma pontuação de 0 a 100 e algumas razões (das piores paras as melhores) para ter dado a nota.
Guardiões da Galáxia - 20/100
Justificações:

  • Terrível adaptação
  • Incoerente
  • Mal-executado
  • Boas personagens apesar de pouco parecidas com as das bandas desenhadas
  • Batalhas e cenas de ação interessantes e com bons efeitos especiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário