Encontre mensagens mais antigas

domingo, 3 de agosto de 2014

Review - Firefly

Acabei hoje um dos grandes clássicos da ficção científica e um dos títulos conhecidos por trazer ao mundo westerns espaciais, Firefly. Não sei se muitos vão reconhecer esta série portanto, irei fazer um resumo sem spoilers e até sem revelar quase parte nenhuma da história para localizar melhor os leitores.
Firefly é uma série de ficção científica que estreou em 2002. Infelizmente, foi cancelada a meio da temporada deixando apenas catorze episódios. Este cancelamento polémico vai ficar mais para o final. A série foi criada pelo mestre Joss Whedon que já tinha atingido sucesso com séries como Buffy the Vampire Slayer e o seu spin-off Angel e que recentemente se tornou ainda mais popular com Dollhouse e Avengers. E apesar de Buffy ser lembrada como uma das melhores séries de sempre, os fãs do realizador consideram Firefly a verdadeira sua obra-prima.
Deixando as razões do cancelamento para depois, vamos focar-nos no universo fictício da série. Basicamente, o sistema solar que habitamos está completamente destruído e os humanos estão noutros sistemas com imenso planetas e satélites. Nos planetas, há uma grande civilização liderada pela Aliança enquanto nas luas e outros satélites, as cidades aproximam-se de vilas do Velho Oeste. E não é só aí que entra a parte western. Apesar de ter imensas naves espaciais, as armas e o vestuário são todas pequenas  alusões ao Oeste Americano de há duzentos anos. Voltando ao universo, esta Aliança ganhou uma guerra civil contra a Rebelião (conhecidos como Browncoats que é também o nome dos fãs da franquia), uma força que tentava proteger as pequenas luas e impedir a "metropolização" dos grandes planetas. Mas a série passa-se anos depois da guerra , Malcom Reynolds (Nathan Fillion) ou simplesmente Mal, um Browncoat que ficou destroçado por ter perdido a guerra, encontra a sua liberdade e o seu caminho a fazer pequenos trabalho de mercenarismo e contrabandismo com a sua nave de classe Firefly, Serenity. Com Mal, encontram-se também Zoe Washburne (Gina Torres), a primeira tenente da nave e uma antiga colega de Mal na guerra. Esta é casada com o piloto e um dos elementos principais na parte cómica da série, Wash (Alan Tudyk) que infelizmente não tem um papel muito importante mas continua a ser espetacular. Outros membros da tripulação incluem Kaylee Frye (Jewel Staite), a engenheira da tripulação e uma das minhas personagens preferidas; Jayne Cobb (Adam Baldwin) que é um mercenário de poucos amigos; Simon Tam (Sean Maher), o médico e, também, uma das minhas personagens preferidas e a irmã, River (Summer Glau) que está perturbada depois da Aliança ter-lhe feito uma espécie de lobotomia; Inara, a "acompanhante" que basicamente está lá para elevar o estatuto da nave; Derrial Book, o missionário a bordo e que esconde um segredo que é pena não termos visto por causa do cancelamento!
Depois desta "pequena introdução", vamos falar do cancelamento da série. Bom, eu estive a pesquisar e, pelos vistos, a principal razão do encerramento do programa foi a divergência de ideias entre Whedon e o CEO da Fox na altura. Mas eu perguntei-me: porque razão é que outro canal não ressuscitou Firefly para ter o sucesso que a Fox teve. Pelos vistos, Firefly tinha um número de gastos muito elevado e seria difícil manter o programa durante mais tempo naquelas situações. Mesmo assim, é uma pena ter acabado mas, pelo lado positivo, Joss Whedon fez um filme para esclarecer algumas "pontas soltas", Serenity e oito histórias em banda desenhada, para além de um rpg de tabuleiro e um jogo de telemóvel que não demorará a sair.
Por último, a minha opinião. Esta é provavelmente uma das melhores séries de sempre, uma das melhor sucedidas e uma das minhas preferidas. Eu tinha visto uns dois episódios e já estava a dizer que entrava no meu top 10 de séries de TV de sempre. E não me enganei. Devido à história, às personagens, aos atores, à realização, à banda sonora e a tudo o resto, esta é uma das melhores séries de sempre e das melhores obras de ficção científica de sempre.
E, para além desta análise, quero também fazer vários posts sobre a série para além de uma review ao filme e análises às bandas desenhadas, portanto, fiquem atentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário