Encontre mensagens mais antigas

sábado, 4 de julho de 2015

Review Especial Satoshi Kon Parte 1 de 4 - Perfect Blue

Como prometido, chega hoje a primeira review dos filmes do realizador de animes, Satoshi Kon. O primeiro é Perfect Blue, de 1998.
Os anos 90 tiveram grandes animes: desde os animes OVA mecha e space opera no início da década até aos shojos como Cardcaptor Sakura, passando por clássicos como Evanegelion, Cowboy Bebop, Trigun, Escaflowne ou Slayers. E nos filmes houve também grandes exitos como os filmes das franquias Evangelion e Dragon Ball, vários excelentes filmes dos Estúdio Ghibli como A Princesa Mononoke ou Porco Rosso e um ou outro filme singular de um estúdio "normal" que foram verdadeiros marcos na história do anime como Jin-Roh, o já analisado Ghost in the Shell e o filme de hoje, Perfect Blue.
A história começa com a estrela da Pop, Mima Kirigoe a deixar esta carreira para ser atriz. Ao longo de uma série em que participa, Mima vai sendo perseguida por alguém que até cria um site na internet onde posta todos os detalhes da vida da atriz. Além disso, ao longo da sua carreira de atriz, Mima vai perdendo a sua lucidez, vendo uma Mima vestida com a roupa que usava na sua banda pop a insultá-la e a provocá-la. Ao longo de todo o filme vemos a mente de Mima a ficar revirada.

Poster do filme

E para muitos, a história é capaz de parecer pouco original mas é a sua execução que é maravilhosa. Muitos descreveram Perfect Blue como uma experiência visual e não um filme com um argumento. Eu quase que concordo. Apesar de dizer que a história e as personagens são algo bastante importante nesta obra, é sim a organização das cenas e a perda de sanidade por Mima que torna este anime um dos melhores de todo o sempre. Todo o filme é muito bom e totalmente indescritível.

Em termos de animação, este anime brilha: nos anos 90, um filme com uma leveza de movimentos era difícil de conceber. Mas veio da Madhouse. Estúdio que posteriormente foi responsável por séries como Death Note ou Black Lagoon. Além disso a banda sonora é simplesmente espetacular. Não só condiz com todo o tema do filme como tem um tema principal não tão bom como os de John Williams, mas definitivamente comparável.

Sinceramente, adorei este anime e é definitivamente um dos melhores filmes dentro do género, para além de um começo deste especial de reviews fabuloso.

Sem comentários:

Enviar um comentário