Encontre mensagens mais antigas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

As Minhas Leituras - Batman: Gótico

Como explicado em Batman: Ano Um, e em muitas outras histórias do herói, Bruce Wayne escolheu o morcego para inspiração do seu fato para causar medo nos adversários, fazendo com que estes fiquem atrapalhados ao ver o vulto negro que o seu fato é. Mas quando aparece alguém que causa ainda mais medo nos cidadãos de Gotham, Batman tem de agir.

Essa é a história de Batman: Gótico, um clássico do Cavaleiro das Trevas que saiu da mente de Grant Morrison e Klaus Janson, dois nomes que hoje são conhecidos por todo o mundo. Um homem sem sombra aparece em Gotham e decide vingar-se de um grupo de homens que o assassinou, anos antes. Como aconteceu? Esse é o mistério que cabe a Batman descobrir ao mesmo tempo que este tem estranhos sonhos com a sua escola e com o seu Pai, Thomas Wayne. Mas Batman percebe assim que sente o medo deste estranho assassino que os motivos deste criminoso são bem maiores do que uma vingança.

A espetacular capa de uma das edições

Infelizmente a história tem um problema no seu ritmo, parecendo demasiado lenta até às últimas páginas. Mesmo assim, com aos antecedentes na história referidos nas analepses e com o vilão da história, conseguimos aproveitar toda a obra no seu máximo. É nas personagens que a história brilha! Batman surge algo perturbado pelos seus tempos de escola e é notável a técnica de Morrison de transmitir o medo ao leitor. Os homens que estão a ser perseguidos apresentam todos diferentes personalidades, um ponto bastante positivo já que em muitas obras falha. Por último, o vilão é uma personagem extraordinária: O medo passa para as suas vítimas de uma maneira excelente e toda a sua história revelada com uma profundidade que poucos vilões merecem é uma das melhores histórias de origem que li até hoje. Apesar de não aparecer em mais histórias, eu gostei muito deste vilão e é a sua personagem que faz desta história algo muito bom.
No argumento, notam-se muitas técnicas que não só serviram de inspiração a outros autores dos comics americanos com também ajudaram o autor a escrever as suas histórias mais recentes. Tudo isto é ajudado por uma arte bastante boa, se bem que tenha um desenho de combates e cenas de ação um pouco pior do que é normal. Há ainda que mencionar as fantásticas citações que iniciam cada capítulo e que se relacionam intimamente com a história e com as personagens.

Sinceramente, gostei bastante deste livro. A história não é nada fora do normal e a arte é esquecida com uma certa facilidade mas as personagens e um ou outro detalhe faz desta uma grande história do Batman, que deve ser lida por todos os fãs do herói.

Sem comentários:

Enviar um comentário