Encontre mensagens mais antigas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Review - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

Faz hoje um ano que comecei a fazer uma das rubricas de maior sucesso e com um maior número de posts (mais de 60). Para isso, trago a análise ao filme mais recente que vi no cinema e a conclusão de uma das maiores trilogias dos últimos cinco anos, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.

Depois do sucesso da adaptação de O Senhor dos Anéis para o cinema, com grande receção positiva da crítica e do público, Peter Jackson decidiu voltar à Terra Média de Tolkien ao adaptar uma outra obra, O Hobbit. E para o desespero de muitos fãs do livro, decidiu fazer o filme em duas partes. E para agravar o desespero alterou o número de filmes para a trilogia, para ver se conseguia atingir o sucesso que O Senhor dos Anéis tinha tido. Infelizmente, o homem que adaptou três grandes livros (em tamanho e em qualidade) para três grandes filmes (sob os parâmetros anteriores, igualmente) adaptou também o pequeno livro e mesmo infantil O Hobbit para três filmes com versões longas de três horas. 

É claro que teve de ser inventado grande parte do filme com aparições de personagens inventadas ou da trilogia anterior de Jackson. E apesar de os dois primeiros filmes terem sido adaptações horríveis, este terceiro e último elemento da saga leva a escala de más adaptações para um nível completamente diferente.

Continuamos com a história paralela de Necromancer a ascender para se tornar no grande Sauron e a lutar contra Gandalf. O problema é que neste filme junta-se ao feiticeiro cinzento Galdriel (continuando mais uma vez com um romance entre os dois que devia ser completamente apagado por ir contra o que os livros de Tolkien nos passaram), Elrond, Saruman e Radagast.

E são estes pequenos acrescentos que fazem do filme pior do que é. Por exemplo, na batalha final, Jackson e a sua equipa chegam mesmo a mudar um dos cinco exércitos. Em vez de porem os Wargs distinguem os orcs pelos sítios de onde vêm, dividindo os exércitos. Isto para não mencionar o facto de Beorn, uma personagem extremamente importante no livro mal aparecer na altura devida e vir em auxílio na batalha final aparecendo por uns dois segundos. E também o facto de existirem vermes gigantes...
Também tenho de dizer que não gostei nada dos primeiros dez minutos do filme. Antes ainda de aparecer o subtítulo do filme, o dragão que, no final do segundo filme, foi dado como uma grande ameaça é derrotado ao primeiro tiro. Inadmissível!

Outro problema horrível foram as águias no final para salvarem os povos do bem. Já não bastava as pessoas não gostarem desse aspeto no Senhor dos Anéis, ainda tiveram de o colocar n'O Hobbit!

Há também que destacar a tristeza que é o diálogo entre Legolas e Thranduil sobre Aragorn.

Das poucas coisas boas que o filme tem destaco as batalhas que realmente estão bem feitas. Nota-se um avanço relativamente às do segundo filme que pareciam muito coreografadas. O único confronto de que não gostei foi o de Legolas contra um duende e do facto do elfo contornar as leis da física. Vou admitir que também não gostei do facto de nos confrontos dos elfos, Tauriel e Legolas parecerem dois lutadores de luta livre mexicana.

Há também de destacar as soberbas interpretações das personagens como Ian McKellen no papel de Gandalf pela sexta vez, Hugo Weaving no papel de Elrond pela quinta vez, Benedict Cumberbatch como Necromancer e Smaug e claro, Martin Freeman, um ator espetacular de séries como Sherlock (com Cumberbatch) e The Office. Não gostei muito de Orlando Bloom como Legolas. Pareceu muito distante e prefiro-o em O Senhor dos Anéis.

Mesmo assim não achei tão mau quanto a segunda parte e é um bom filme para se ver se não se tiver lido a obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário