Encontre mensagens mais antigas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Top 20 Episódios Preferidos de Avatar: A Lenda de Aang

Em criança uma das minhas séries prediletas foi sempre Avatar: A Lenda de Aang. A animação era diferente, a história fugia do estilo habitual das séries do Nickelodeon e tinha simplesmente algum espírito que nunca encontrei noutra série naqueles dias.
E, recentemente, revi a série com o meu irmão e tenho de dizer que os dois adorámos e voltámos a lembrar-nos dos tempos em que esperávamos até à noite para termos 23 minutos de ação, aventura, comédia, romance e drama. Decidi então fazer um top dos meus 20 episódios preferidos da série, e, noutro dia os 10 menos bons episódios de Avatar (porque não há nenhum mau episódio). Espero que gostem e tenho apenas de dizer que é apenas a minha opinião e que no final vou fazer umas menções honrosas. Dependendo das situações posso ocupar um lugar com dois episódios.

20. The Library (Temporada 2, Episódio 10)
Este episódio marcou-me muito em criança. Em primeiro lugar apareciam partes no anúncio da segunda temporada que passava no Nickelodeon aqui em Portugal e eu fiquei muito entusiasmado por algumas imagens que apareceram. Quase no final do anúncio, aparecia a cara de Wan Shi Tong, o espírito mocho que dominava a biblioteca em que se passa o episódio. Falando do enredo, Aang, Katara, Sokka e Toph vão procurar uma biblioteca que nunca ninguém encontrou que poderia ter informações sobre a Nação do Fogo. O episódio parece simples mas há uma mudança de tom para algo mais maduro com um plano muito estrito para Aang aprender a dominar os quatro elementos.

19. The Boy in The Iceberg e The Avatar Returns (Temporada 1, episódio 1 e 2)
Na minha opinião, os dois primeiros episódios funcionam como um único. Katara e Sokka descobrem Aang num iceberg e o príncipe exilado procura capturá-lo para redimir a sua honra. Nestes episódios vemos o início de tudo: relações familiares entre as três personagens principais, combates excelentes, momentos épicos e umas piadas de Sokka que se tornam dos melhores aspetos da série toda. Este episódio tinha de estar na lista, sendo ou não espetacular. É o início e isso merece estar nos melhores episódios da série.

18. The Tales of Ba Sing Se (Temporada 2, episódio 15)
Estive quase a não colocar este episódio nesta lista. Nele, vemos aventuras individuais das personagens principais que pouco ou nada contribuem para a história. Mesmo assim, temos umas boas cenas cómicas nas partes do Sokka e do Aang ou cenas mais dramáticas nos contos do Momo ou do Iroh. Na verdade, a história deste último foi dedicada ao seu dobrador original que morreu enquanto gravava um episódio da série. Mas há algo de espetacular no episódio. Apesar da história não progredir temos desenvolvimento de personagens em apenas vinte minutos mais bem feito do que temporadas inteiras de certas séries.

17. The Western Air Temple (Temporada 3, episódio 12)
Depois de um dos melhores episódios de toda a série e de vários momentos épicos, era necessário um episódio que nos mostrasse o que aconteceu depois da Invasão à Nação do Fogo. E este é o episódio para isso. Zuko tenta redimir-se ao falar com Aang e os seus amigos, que recentemente encontraram abrigo num templo do ar inabitado. Nisto tudo, o misterioso vilão da terceira temporada volta a aparecer e a desafiar não só o Avatar e os seus amigos como também Zuko. É um episódio simples mas tem algumas cenas marcantes e consegue mesmo ficar gravado na memória do espectador.

16. The Storm (Temporada 1, Episódio 12)
Este é um daqueles episódios que aparece sempre que alguém escolhe os seus episódios preferidos da série. Aang e Zuko veem as suas parecenças durante uma tempestade enquanto o Avatar conta a Katara a sua história e Iroh conta à tripulação do seu navio o que levou o Zuko a esta demanda. É realmente um episódio brutal pois torna toda a história mais adulta e faz com que Zuko não seja apenas um vilão. É alguém com motivos. E motivos bem parecidos com os do herói da série. Genial.

15. The Southern Raiders (Temporada 3, Episódio 16)
A temporada 3 esteve repleta de episódios com aventuras de Zuko e de um dos membros do grupo principal e este é definitivamente o meu preferido. Zuko revela a Katara o nome do esquadrão que invadiu a Tribo do Sul e matou a sua mãe. Nisto, Katar parte à procura dos responsáveis por esta atrocidade. Eu gosto muito do episódio pois sempre gostei de histórias de redenção e esta acaba de uma maneira espetacular. É também a primeira vez que Aang se apercebe de que não sabe o que fazer quando enfrentar o Senhor do Fogo, o que achei brutal já que ainda faltam alguns episódios até ao combate final.

14. Avatar Roku: Winter Solstice Part 2 (Temporada 1, Episódio 8)
Se virem o resto da lista encontrarão episódios de várias partes mas este decidi colocar apenas a segunda. A verdade é que a primeira parte é simplesmente boa e não tem nada de especial. Só nesta é que temos o primeiro grande episódio desta série: ação, comédia, momentos épicos e também o primeiro episódio em que percebemos que esta série era algo nunca antes visto na televisão infantil. O Avatar Roku avisa Aang que este precisa de derrotar o Senhor do Fogo antes que o cometa Sozin passe pela Terra, aumentando o poder de todos os Firebenders, levando a que Aang se sinta pressionado com a sua missão grandiosa.

13. The Beach (Temporada 3, episódio 5)
Muitos fãs de Avatar diriam que este episódio é apenas bom mas eu tenho de discordar totalmente. Zuko, Azula, Mai e Ty Lee vão à antiga casa de praia de Zuko e de Azula e encontram uma viagem aos seus interiores descobrindo coisas sobre si que nunca antes tinham visto. Normalmente é considerado um episódio não-tão-bom-assim por ter um início muito lento e ser mais um drama adolescente do que um episódio de Avatar. Mas eu adoro-o. E mais do que qualquer outra cena no episódio, eu adoro a parte da praia em si em que todos eles falam dos seus problemas e do que os levou a serem como são. Na minha opinião uma das melhores cenas de toda a série.

12. The Chase (Temporada 2, episódio 8)
Este episódio é lembrado como um dos melhores da primeira parte da segunda temporada e tenho de concordar. Aang e o seu grupo são perseguidos por Azula e as suas aliadas enquanto Zuko viaja sozinho à procura do Avatar. A primeira parte é um pouco enfadonha e resume-se a discussões entre Katara e Toph mas continua a mostrar desenvolvimento de personagens num nível muito alto. Há ainda um grande combate entre Zuko, Azula e Aang que resulta numa das melhores cenas de ação da série toda e num momento incrivelmente dramático que leva a um final de episódio absolutamente brilhante.

11. The Guru (Temporada 2, episódio 19)
Este episódio é genial. Tudo parece correr bem em Ba Sing Se e todas as personagens têm coisas para fazer pelo mundo fora. Toph recebe uma carta a dizer que a sua mãe está na cidade, Katara planeia um ataque à Nação do Fogo com os principais generais do Reino da Terra, Sokka vai ver o seu pai depois de há muito se terem separado e Aang vai ver um Guru a um Templo do Ar para desbloquear os seus chakras e entrar no Modo Avatar. Até o Zuko parecia estar feliz com a sua loja de chá com o seu Tio. Mas Azula tem um plano maior que acaba com toda a felicidade destas personagens e Aang tem de desistir do seu treino para salvar Katara  ao estilo de Império Contra-Ataca. Um dos episódios preferidos de muita gente e tenho de concordar plenamente.

10. The Siege of the North (Temporada 1, episódios 19 e 20)
O final da primeira temporada tinha de ser algo magistral e ainda bem que a Nickelodeon o fez assim. Aang e Katara continuam o seu treino de Waterbending e Sokka continua apaixonado pela princesa da tribo do Norte Yue. Infelizmente, tudo parece estar a acabar quando o Almirante Zhao e a sua frota pretendem atacar toda a vila. Aang tem de entrar no Mundo dos Espíritos para encontrar uma maneira de derrotar Zhao mas Zuko tenta raptá-lo. Um dos melhores episódios da primeira temporada com muita ação e uma viagem ao Mundo dos Espíritos muito boa. Tem o ritmo correto, as cenas equilibradas e um estilo visual muito apelativo. Além disso, é a primeira vez que vemos o Senhor do Fogo.

9. The Crossroads of Destiny (Temporada 2, episódio 20)
Talvez o episódio mais adorado de toda a série, este final da segunda temporada é exatamente o contrário do episódio anterior, The Guru (na série, não nesta lista). Tudo o que estava a correr bem, está a correr tremendamente mal. É talvez o episódio mais dramático de toda a série e todas as personagens, assim como os espectadores, estão sobre uma terrível tensão. Temos ainda momentos que definem as personagens e um combate final que mostra não só do que é que esta temporada foi capaz mas de que é que a terceira temporada vai ser capaz.

8. Bitter Work (Temporada 2, episódio 9)
Em pequeno eu adorava este episódio principalmente por ter o espírito dos episódios da primeira temporada onde tudo o que importava era a comédia e a aventura. Isto foi perdendo-se com cada vez mais episódios mais sérios e, de vez em quando, era bom ter um episódio menos dramático. Aang treina o seu Earthbending com Toph enquanto Iroh ensina a técnica mais complicada do Firebending a Zuko: o controlo do relâmpago. Mas o porquê deste episódio estar tão alto na minha lista é o facto de juntar a aventura dos episódios da primeira temporada com os momentos mais sérios da segunda como a história por detrás de Iroh que tem grande parte dela desvendada neste episódio.

7. Lake Laogai (Temporada 2, episódio 17)
Se houve arco que me agradou na série nesta última vez que a vi foi o de Ba Sing Se e o dos planos da Dai Li, a polícia secreta da cidade. Neste episódio Jet, uma personagem secundária de um episódio da primeira temporada volta a encontrar-se com Aang e o seu grupo e promete-lhes levá-los a Appa. Mas infelizmente, Jet sofreu uma lavagem cerebral e agora age sob o controlo da Dai Li. É um dos meus episódios preferidos pois vemos um lago muto negro não só de Ba Sing Se como da Nickelodeon e temos algum desenvolvimento de personagem, especialmente de Zuko e da sua identidade, o Espírito Azul.

6. The Earth King (Temporada 2, episódio 18)
Este episódio é a sequela direta do lugar anterior, apesar de uma mudança de tom completa. Aang e o seu grupo tentam avisar o Rei da Terra de que Long Feng e a sua polícia secreta Dai Li, está a tentar com que não se saiba da guerra que está a acontecer por todo o mundo ao eliminar e lavar o cérebro daqueles que tentam dizer a verdade. O episódio é simples, sim e tenho de dizer que é um pouco subvalorizado já que tem muitas grandes cenas e parece realizado com grande mestria. As cenas com Zuko cheio de febre e do seu tio a cuidar dele são também muito boas, provando que este episódio é um dos melhores de toda a série.

5. The Drill (Temporada 2, episódio 13)
Assim como Bitter Work, este episódio é genial devido à junção de géneros. Temos uma aventura ao estilo da primeira temporada, misturada com a seriedade da segunda e até um bocado do sentimento épico da terceira. Quando Aang e os seus amigos estão a chegar à cidade, deparam-se com uma broca comandada por Azula a tentar perfurar a enorme muralha que protege a cidade. Cabe ao Avatar e aos seus amigos destruir esta broca com técnicas bastante exigentes. Além disso começa o meu arco preferido de toda a série e temos um excelente duelo entre Aang e Azula.

4. The Sozin's Comet (Temporada 3, episódios 18 a 21)
O final de uma série é sempre difícil de colocar ao lado dos outros episódios. Ainda por cima quando tem quatro partes. Neste longo episódio temos Aang a finalmente enfrentar o Senhor do Fogo enquanto que este e todos os outros Firebenders têm os poderes aumentados devido à presença do Cometa Sozin. Mas enquanto isso, Zuko e Katara vão enfrentar Azula num dos melhores combates da série; Sokka, Suki e Toph tentam sabotar os zeplins da Nação do Fogo e Iroh e outros membros da Lotus Branca tentam reconquistar Ba Sing Se. Mesmo não contando com o facto de ser o final, é absolutamente espetacular e um dos episódios que todos os fãs da série adoram.

3. The Day of the Black Sun (Temporada 3, episódios 10 e 11)
Este episódio podia perfeitamente ser o final da série. Sokka e o seu pai, Hakoda elaboram um plano para derrubar a Nação do Fogo no dia em que estes estarão mais enfraquecidos, o dia do eclipse. Infelizmente nem tudo corre bem e Aang não consegue derrotar o Senhor do Fogo. O plano acaba por fracassar mas não antes de termos uma batalha incrível, alguns momentos excelentes da Azula e uma das melhores cenas com Zuko em toda a série.

2. City of Walls and Secrets (Temporada 2, episódio 14)
Este normalmente nunca é dos episódios preferidos dos fãs de Avatar. Por um lado compreendo, não tem momentos extraordinariamente épicos nem desenvolvimento de personagens excecional. Mas eu continuo a achar que é um exemplo de um episódio bem executado. Vemos Ba Sing Se e toda a conspiração da Dai Li e de Long Feng para manter a cidade em segurança. É perturbador ver Joo Dee, a guia da cidade sempre com o sorriso fixo e com as frases feitas. Temos também Zuko e Iroh numa nova vida e um dos meus momentos preferidos de Jet, a confiar no que viu como um doido e a apostar tudo o que tem em como Zuko e Iroh são Firebenders infiltrados. Tem comédia, drama e uma das melhores estruturas de episódio que vi na série toda.

1. Zuko Alone (Temporada 2, episódio 7)
Em pequeno adorava este episódio. Agora só o acho ainda mais brilhante. Zuko, depois de se ter separado de Iroh, encontra uma aldeia no Reino da Terra aterrorizada por uns militares. Acaba por ser acolhido por uma família e por ensinar a criança dessa casa como se autocontrolar em combate. Mas ao mesmo tempo, Zuko revive momentos do seu passado, trazidos ao espectador na forma de analepses e vemos Zuko e Azula em crianças, Senhor do Fogo Azulon a morrer e Ozai a subir ao poder, Iroh a escrever cartas e a enviar presentes de Ba Sing Se e mesmo o misterioso e trágico desaparecimento da mãe de Zuko. Podia ser um flashback muito grande mas os argumentistas decidiram fazer uma história no presente e recontar apenas bocados da triste infância de Zuko. Na minha opinião é o melhor episódio de toda a série mas também compreendo o facto de muitas pessoas não gostarem tanto quanto eu dele já que Aang, Katara, Sokka e Toph nem chegam a aparecer e é um episódio quase à parte de todo o resto. Mesmo assim, um episódio absolutamente genial e que deve ser lembrado por todos os fãs desta espantosa série.

Espero que tenham gostado e não se tenham incomodado por ser um post mais pessoal sobre esta magnífica série. Um post sobre os piores (ou menos bons) episódios estará por vir e espero que com estas palavras tenha convencido alguns de vós, leitores, a ver esta belíssima série de animação.

Sem comentários:

Enviar um comentário