Encontre mensagens mais antigas

sábado, 15 de novembro de 2014

Review - Cowboy Bebop

Acabei hoje Cowboy Bebop, série que já andava a ver há algum tempo (já explico). Esta é talvez a mas importante série para o anime de sempre, já que popularizou o género e detém o título de um dos maiores marcos do género desde 1998.
A história desenrola-se há volta de Spike Spiegel, um caçador de prémios ao estilo de Han Solo, a viajar por um sistema solar no qual a Terra foi há muito esquecida e os humanos vivem em Saturno e em Marte. O nosso anti-herói anda com o seu grupo de caçadores de prémios composto por: Jet, o piloto da nave e amigo de longa data de Spike; Faye, a caçadora falida que se juntou a eles pelo dinheiro; e Ed, o hacker infantil. Ao longo da série a tripulação vai viajando à procura de criminosos por todo o sistema e aí chegamos ao verdadeiro ponto forte da série: a sua mistura de estilos. Muitos considerarão Cowboy Bebop apenas mais um anime mas quem realmente viu sabe que o anime é mais do que isso devido à sua fusão de temas [eu caracterizaria a série como uma ficçao científica com elementos western e bastante influenciado por filmes noir e de artes marciais de Hong Kong, tendo sempre presente a música numa fusão do rock dos anos 60 e 70 (Rolling Stones ou Queen) com samba e pop leve] e ao aspeto filosófico abordando o existencialismo e o tema da morte.
Há também de destacar os efeitos visuais que mesmo mais de 15 anos depois continuam excelentes e a música como referido em cima.
Na minha opinião, o anime é excelente mas não consigo gostar tanto dele quanto queria. Apesar dos elementos filosóficos e fusão de estilos (fatores que aprecio bastante em animes como no excelente Evangelion) o anime tem um ritmo muito lento e essa foi a principal razão para ter demorado tanto tempo a acabar de ver a série. E embora tenha uma história principal, cada episódio é uma pequena história, outro aspeto que me desagradou. Quero também destacar o final que é dos melhores episódios (apesar de Jazz de Júpiter ser o meu preferido) e dos melhores últimos episódios que vi (qualquer dia faço um top).
É realmente muito bom e aconselho apesar de não ter gostado assim tanto por certas razões. Mesmo assim, é a série mais obrigatória do género e uma excelente obra de entretenimento.
Cowboy Bebop - 7/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário