Foi já em 1962 que saiu Amazing Fantasy #15 a revista que trazia o Homem-Aranha pendurado na teia com uma pessoa. As origens do aranhiço estavam todas lá. A capa desta revista foi copiada por outros heróis incluindo o Spawn.
Depois disso, o Homem-Aranha teve de esperar até 1963 para ter uma nova história em The Amazing Spider-man #1. Assim, o Homem-Aranha passou a ter a revista bimensal (e mais tarde mensal) onde apareceram os grandes vilões: Abutre, Doutor Octopus, Lagarto, os Enforcers, Homem-Areia, Duende Verde, Electro e outros... Isto para não falarmos nos seus amigos: Mary Jane, Flash, Harry, Quarteto Fantástico, Gwen, Tia May e J. Jonah Jameson.
Só em 1967 é que saiu uma das mais famosas histórias em toda a banda desenhada: Spider-man No More!. Em Amazing Spider-man #50 saiu esta grande história que teve a adaptação cinematográfica em 2004 com Spider-man 2.
Com esta história as vendas desceram mas a Marvel teve uma fantástica ideia: fazer uma série de televisão do Homem-Aranha. Esta série fez sucesso e subiu as vendas do aranha. Assim terminaram os anos 60.
Nos anos 70, o Homem-Aranha ganhou mais valor já que X-men fora cancelado. Então, Stan Lee e John Romita Sr. quiseram continuar com aquelas fantásticas vendas e fizeram The Amazing Spider-man #90 onde o Capitão George Stacy morria. Eu li essa história em Seleções Marvel #1 mas esta quinta feira voltará a ser publicada no Público. Esta história é um dos maiores clássicos do Homem-Aranha de sempre.
Além disso, no ano seguinte seria lançado o número 100 da revista do aranha que foi muito bem recebido pelos fãs e pouco depois, o aranhiço enfrentou Morbius.
Com a descida das vendas nos anos seguintes, o Homem-Aranha precisava de um novo momento histórico. Então, em The Amazing Spider-man #121, morre Gwen Stacy. Esta revista é um verdadeiro clássico Marvel e também vem no próximo Heróis Marvel. Na capa dizia: "Uma destas personagens vai morrer.Qual?". Este enigma chocou fãs quando acabaram de ler a revista.
Em 1974, o Homem-Aranha é influenciado pelas personagens da época (Homem-Coisa, lobisomens, Drácula (os heróis deixaram de ser super para serem monstros)) e encontra-se com Drécula na sua nova série Giant-Size Spider-man #1.
Dois anos depois, o Homem-Aranha teve uma nova revista chamada Peter Parker, The Spectacular Spider-man. Primeiro foi escrita por Gerry Conway e era desenhado por Sal Buscema e por Mike Esposito. No mesmo ano, a Marvel fez um crossover com a DC, o Super-man Vs The Amazing Spider-man.
Só em 1979 é que apareceu uma nova personagem: a Gata Negra. Foi em The Amazing Spider-man #194 e foi a grande conclusão da década.
Os anos 80 tinham chegado e a Marvel não tinha nenhuns problemas financeiros. Tinha tão poucas preocupações que até criou a Epic, uma nova companhia pertencente à Marvel que se especificava em desenho e arte gráfica. Mas primeiro, a primeira revista do aranha chegou ao número 200 e o Homem-Aranha voltou a encontrar-se com o seu primeiro vilão: o assassino do seu tio Ben. É uma revista bastante rara e que deu lucros inesperados à Marvel. E foi no mesmo ano em que a Madame Web (não é a mulher do Marc Webb) apareceu. A partir daí, essa personagem guiou muito Peter Parker e aranhiços de outros universos (como em Shartered Dimensions).
No ano seguinte sai Marvel Team Up Annual #4 que está incluído em Heróis Marvel #1. Aí, o Homem-Aranha, o Demolidor, o Luke Cage, o Punho de Ferro e o Cavaleiro da Lua unem-se para derrotarem o Purple Man.
Nos anos seguintes a Marvel perdeu algum lucro e usou o Homem-Aranha para criar novas personagens como Capitã Marvel (Photon), Cloak ou Dagger. Mas em 1983, o Homem-Aranha confronta uma terrível ameaça: o Duende Macabro. É uma das maiores revistas da década a da aparição deste poderoso vilão. No mesmo ano nasce outra nova personagem em Marvel Tails Starring Peter Porker, The Spectacular Spider-Ham #1. Spider-Ham é a versão de Homem-Aranha num outro universo onde existem: Goose Rider, Hulk-Bunny, J Jonah Jackal e ainda Captain Americat.
Em 1984, começam as guerras secretas e o Homem-Aranha usa o seu fato negro em The Amazing Spider-man #252. De repente aparecem muitos vilões como o Rose, o Puma e até a Silver Sable. Além disso, em 1985, Spider-Ham ganhou a sua própria revista.
Em 87, o Homem-Aranha casa-se com Mary Jane Watson em The Amazing Spider-man Annual #21. Esta é uma edição clássica do aranha.
E finalmente chegamos a 1990 a melhor década para o Spidey. Logo em 1990 o Homem-Aranha tem a sua nova revista Spider-man #1 de Todd McFarlane. Aqui, o aranha deixava de enfrentar vilões geneticamente alterados e passava a combater drogados e ladrões.
Em 91, o Homem-Aranha juntava-se a Hulk, Wolverine e ao Motoqueiro Fantasma para passarem a ser um Quarteto Fantástico de reserva.
No ano seguinte, as vendas desciam e o aranha teve de enfrentar um novo inimigo: o Carnificina. Uns meses depois o Universo 2099 aparece com um novo aranhiço futurista em Spider-man 2099.
Logo no começo de 93, o Venom ganha a sua nova minissérie e Homem-Aranha fica um pouco para trás. Mas em maio, Venom e Homem-Aranha juntam forças contra o Carnificina em Maxium Carnage (uma das melhores minisséries que anda por aí). No mesmo mês, chega The Spectacular Spider-man #200 em que Harry Osborn morre.
No ano seguinte a Maxium Carnage continua mas em outubro começa outra saga - A Clone Saga. No mês seguinte aparece o Aranha Escarlate (Brn Reilly).
Em 95, tirando a morte da Tia May e de Jackal pouca coisa aconteceu.
Mas no ano seguinte a Clone Saga chega a um ponto horrível: a morte de Ben Reilly.
Um ano e meio mais tarde, o Homem-Aranha vai à mansão dos Vingadores para se juntar a eles mas decide continuar a lutar sozinho. No final do ano sai um resumo dos primeiros anos como Homem-Aranha por John Byrne.
Em 99, um novo volume de Amazing Spider-man começa e ele tem mais uma série.
E estamos nos anos 2000. O universo Ultimate sobe as vendas, mais especificamente, o Ultimate Spider-man.
Em 2001, Strackvinsky assume o controlo de Amazing Spider-man e volta às origens com Ezekiel. Em dezembro desse ano, sai a edição negra com uma capa toda a preto em memória de todos os que morreram no 11 de setembro.
No ano seguinte o Homem-Aranha tem as novas minissérie Blue e Spider-man and the Black Cat para não falar no seu filme.
Spectacular Spider-man volta em setembro do ano seguinte e consegue atingir a sua 500ª edição de Amazing Spider-man.
Em 2004 tem o novo filme e junta-se à linha Marvel Knights.
No ano seguinte participa no evento House of M e tem mais uma série.
No ano da Guerra Civil, o aranha fica a ser o Iron Spider e junta-se a Homem de Ferro revelando a sua identidade.
Em 2007 tem o terceiro filme e tem a saga One More Day.
Em 2008 tem uma nova série de TV e são apagados quase 20 anos da sua cronologia voltando a ser solteiro e sem filha em Brand New Day.
No ano seguinte, junta-se aos Novos Vingadores para combater Norman Osborn.
Depois junta-se a uma nova equipa dos Vingadores.
Em 2011 tem a saga Spider-Island.
No presente tem um novo filme e faz 50 anos.
Está aí meio século de Homem-Aranha.
Sem comentários:
Enviar um comentário