Encontre mensagens mais antigas

sábado, 5 de setembro de 2015

ECE #16 - Pryde of the X-Men

No ECE de hoje que já deve pertencer há umas semanas atrás é sobre o episódio/especial Pryde of the X-Men, que saiu em 1989 e que deu origem à série X-Men de 1992, uma das mais populares séries de animação de todo o sempre e que marcou uma geração de crianças.
Neste episódio, Kitty Pryde (cujo nome serve para um trocadilho no título do episódio) vai até à Mansão do Professor X e junta-se aos X-Men, compostos pelo Ciclope, Colossus, Tempestade, Wolverine, Noturno e Cristal. Magneto tenta fugir de uma prisão ajudado pelos seus companheiros da Irmandade dos Mutantes.
Eu não estou a escrever isto por causa da história até porque já não vejo o episódio há mesmo muito tempo. O que é realmente o centro do episódio foi aquilo que gerou: uma das mais populares séries de televisão dos anos 90. Para além disto tudo, foi um episódio que contou com a narração do criador dos heróis, Stan Lee.
Há ainda a curiosidade de que Wolverine é interpretado por um dobrador australiano, o que deixou muitos fãs abalados mas, anos mais tarde foi um ator dessa mesma nacionalidade a dar a vida à personagem no filme X-Men de 2000, Hugh Jackman. Também curioso é o facto do orçamento deste episódio ter vindo do último episódio da série de Robocop, que a Marvel financiava. Esta decidiu que seria melhor investir num piloto para uma série de animação dos X-Men. Mas originalmente essa série seria uma que viria imediatamente o piloto e não apenas em 1992. Só que a Marvel teve problemas financeiros e deixou todas as séries que fazia na altura exceto Os Marretas Bebés, uma das séries de animação mais populares da década de 80. É também digno de nota que é a única vez numa animação em que Cristal é uma membro dos X-Men.
Pode não ter a melhor história mas foi muito importante para toda a indústria da Marvel. Sem este episódio, provavelmente não existiria X-Men de 1992 (não é certo, já que não há nenhuma relação direta confirmada). E sem X-Men de 1992, a popularidade da equipa seria muito menor, o que causaria a não-existência do filme e é impossível saber a que é que isso levaria. De extrema importância.

Sem comentários:

Enviar um comentário