Encontre mensagens mais antigas

sábado, 13 de junho de 2015

Review - The Prestige/O Terceiro Passo

Se há realizador que me tem cativado nos últimos tempos é, sem dúvida, Christopher Nolan. Há qualquer coisa nos seus filmes, desde ideias inventivas a finais gloriosos que tornam a obra muito memorável.
Com The Prestige, passa-se algo diferente de outras obras de Nolan. O argumento é adaptado de um livro. Da última vez que Nolan fez algo assim, em 2002 com Insónia, o resultado não foi o melhor dos seus filmes. Mesmo a aclamada trilogia do Cavaleiro das Trevas é uma adaptação bem livre e não segue a história de nenhum arco de Batman.
E num ano em que estavam para sair outros dois filmes de mágicos, "O Ilusionista" e "Scoop", este filme tinha tudo para não correr bem. Felizmente estávamos todos errados.

A história do filme é algo complexa. Dois mágicos, Alfred Barden (Christian Bale) e Robert Angier (High Jackman) dois rivais que trabalhavam com o mesmo engenheiro de ilusões sofrem um acontecimento que torna as suas vidas terríveis. Barden, em palco, dá um nó à sua assistente e mulher de Angier demasiado difícil de desapertar e, quando esta é posta num tanque com água não consegue soltar-se e acaba por morrer. Isto leva à falência da companhia onde ambos trabalham e uma mudança completa nas suas vidas. Os dois, encontrado novos locais para expor as suas ilusões vão aumentando o ódio de um pelo outro. E tanto as personagens como os espectadores sabem onde vai esta rivalidade terminar: na morte de um dos ilusionistas.


Resultado de imagem para the prestige
Poster do filme

Como veem a história é impressionante. Ao longo do filme acontecem cada vez mais e mais coisas que, infelizmente, não posso mencionar sem fazer spoiler e, através de cenas bastantes curtas, faz-se uma bela e emocionante história que supera os anos.

Mas o filme não é só o argumento. São as interpretações dos atores como os já referidos Jackman e Bale, assim como os atores secundários Michael Douglas, Scarlett Johanson ou o mítico artista musical dos anos 70 e 80 David Bowie que fazem deste um filme como qualquer outro.

Pensando bem, este filme foi mal julgado aquando a sua produção. Felizmente recebeu algum sucesso comercial e crítico e deixou as pessoas ainda mais esperançosas para com o filme de Nolan do ano seguinte, "O Cavaleiro das Trevas".


Resultado de imagem para the prestige
Os dois protagonistas do filme

Já o livro de Christopher Priest tinha ganho diversos prémios e muitos dos seus fãs dizem que esta é a adaptação merecedora de todo o sucesso.

Aconselho-vos a ver esta maravilhosa obra. É uma história sobre o comprometimento para com a paixão de cada um e sobre as grandes rivalidades de uma vida. Tudo isto num thriller de mistério e com personagens sólidas e temos um dos melhores filmes de um dos melhores realizadores da atualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário