Encontre mensagens mais antigas

segunda-feira, 18 de março de 2013

BBD Especial - 50 Anos do Homem de Ferro!


Hoje, aqui no Brinquedos e BD, temos um especial. E um especial sobre quê? Sobre o Homem de Ferro que faz este mês 50 anos. Como tal, vou falar de factos marcantes da "vida" do herói e de assuntos do Universo Marvel que o atingiram. Eu tentei arranjar uns colaboradores para me ajudarem a fazer deste especial, o mais rico especial do Homem de Ferro do mundo!
1. Origem, Vingadores e vilões
Depois de Stan Lee ter inventado o Quarteto Fantástico, o Hulk, o Homem-Aranha, o Thor e outras personagens, Lee decidiu criar este herói com o seu irmão Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck na revista Tales of Suspanse #39. Mas este herói não tinha sido vítima de acidentes nucleares, de ondas cósmicas ou dos divinos poderes de Odin. Não, esta personagem sofria de uma doença e precisava daquela armadura para sobreviver. Essa primeira armadura é pouco conhecida por não-fãs de banda desenhada pois nos filmes e séries de TV, saltam logo para a armadura vermelha e amarela, a grande imagem de marca do herói. No mesmo ano, Homem de Ferro muda para uma armadura dourada mas igual à primeira e forma os Vingadores com Homem Formiga, Hulk, Vespa e Thor. No ano seguinte, já com o uniforme conhecido por todos, Homem de Ferro lutou contra o seu maior inimigo, Mandarim que vai ser o vilão de Homem de Ferro 3, o novo filme da Marvel que vai estrear em maio. Em 1968, uma nova vilã surgiu. Como Tony Stark era o mulherengo da Marvel, esta decidiu criar-lhe uma história com a vilã Madame Masque que ficaria para ele como a Mulher Gato fica para o Batman. Nessa mesma revista, outro inimigo do herói metálico apareceu. Foi ele Whipsplash, o famoso vilão que já apareceu em várias séries de TV e foi mesmo o vilão de Iron Man 2. Ainda nessa década, Homem de Ferro juntou-se a outro herói, visto o sucesso da chegada dele aos Vingadores e das missões dele com Capitão América. Portanto, saiu a revista única Iron Man and Sub-Marinrer. Mesmo no final da década, um novo vilão apareceu e o seu nome é Controlador, um vilão inspirado no romance Puppet Master.
2. Anos desinteressantes
A década de 70 começou logo com uma grande mudança para o herói. Uma nova personagem controlava o Homem de Ferro. Era Boxer Eddie March e foi o primeiro afro-americano a tomar este papel. Infelizmente, March lutou contra o novo vilão Crimson Dynamo e ficou gravemente ferido fazendo Stark retomar a sua posição heróica.Continuando o seu papel, Tony Stark teve várias aventuras com os Titans e com Moondragon mas a grande história foi quando apareceu Bethany Cabe, uma mulher por quem Tony se apaixonou e que era uma grande guarda-costas. Mas ainda houve outra história. A primeira aparição de Justin Hammer, o rival de longa data de Tony Stark e que convcou Water Wizzard, Blizzard e Boomerang para tratarem de Stark.
3. Novo herói
A identidade de Homem de Ferro foi de novo roubada por outra personagem. Desta vez era Jim Rhodes que tomou o papel até 1985. Esta personagem, mais tarde ficou com a identidade de War Machine, o conhecido herói de Iron Man 2. Mas enquanto assumia esta identidade, Jim participou nas Guerras Secretas, fez parte dos West Coast Avengers de Gavião Arqueiro e lutou contra Scourge. Mas no número 200 de Iron Man, Tony Stark voltava e com um novo fato. Houve também uma grande história em 1987, conhecida por Armor Wars. Nesta história, um vilão chamado Force controlou a armadura de Tony e até matou um senador. Esta história foi publicada em Iron Man #225.
4. Popularidade ao máximo
Na década de 90, o Homem de Ferro não teve nenhuma grande história ou crise de identidade mas teve uma nova série de bd. Começou em 96 e fazia parte da linha Heroes Reborn. Era escrita por Scott Lobdell e desenhada pelo jovem Jim Lee. Os anos 90 foram uma década horrível para o herói. Mas o mesmo não se diz dos anos 2000. O primeiro grande ponto de Homem de Ferro nesta década foi em 2005 com a história Extremis. A famosa história de Warren Ellis e de Adi Granov saiu aí e começou a nova revista Invincible Iron Man. Meses depois, saiu Ultimate Iron Man, a revista do herói no universo Ultimate. E depois disto começaram os eventos: como líder dos Novos Vingadores, Homem de Ferro foi uma das grandes personagens dos eventos House of M e Civil War (nesta é mesmo principal). Depois daquela grande separação dos Vingadores, Homem de Ferro teve a popularidade ao máximo participando em quase todas as revistas dos eventos Dark Reign, Siege, Heroic Age e até Avengers VS X-Men. Além disso, Homem de Ferro teve dois filmes, entrou nos Vingadores e vai ter o terceiro filme agora.



Sem comentários:

Enviar um comentário